OXUM

TRONO DO AMOR – MINERAL – UM FATOR AGREGADOR 

    Temos neste campo vibratório duas energias distintas uma Conceptiva (passiva) e outra Renovador (ativa). Oxum e Oxumaré são uns dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos a estas energias e seus trabalhadores.

OXUM – CONCEPTIVA (UNIVERSAL)

    Oxum é o Trono Natural irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos.      Como “Mãe da Concepção”, estimula a União de tudo, como Trono Mineral, favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material. Está em tudo o que Deus criou. É tida como Energia de amor ou coração, da concepção, porque é em si mesma o Amor Divino e o manifesta a partir de si mesmo, dando origem às agregações.  
    O elo que une os seres sob uma mesma crença religiosa é o magnetismo agregador de Oxum. O elo que une os átomos e dá origem a uma substância é o magnetismo de Oxum. Enfim, tudo o que se liga, só se liga por causa dessa qualidade agregadora, da qual Oxum irradia.
    Considerando o aspecto agregador e o fato de estar presente em tudo, não devemos limitar a atuação de Oxum apenas aos campos da afetividade humana, concepção da vida ou Prosperidade (riqueza material). Esta corrente é muito mais do que os interesses humanos, ela é Universal.
    Contudo, quanto à sua atuação no campo da afetividade, ela só ampara as uniões regidas pelos sentimentos de amor. Já as regidas só pelo desejo ou pela paixão estão fora de seu campo de atuação e não recebem suas irradiações
     As hierarquias dos seres que atuam neste Trono de Oxum são formadas por seres amorosos, calorosos, cativantes, formosos e com grande capacidade de emanar Amor. Sua atuação em geral tem a finalidade de agregar para criar nos mais diversos campos (seres, energias, matérias, pensamentos, sentimentos, etc.), neste processo gerando abundância (concepção) em todos os sentidos da vida.
    Todos os seres que se unem por Amor e o vivenciam em plenitude de forma Universal estão sob a irradiação de Oxum. Todo ser que faz do Amor um ato de compartilhar com seus semelhantes é também amparado por Oxum em sua irradiação abundante.
    O fator de Oxum é agregador/conceptivo, na qualidade da Amor estimulando as uniões (de tudo no Universo).
    Como toda energia, quando trabalhada positivamente é concebedora do Amor Divino. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando ciúmes. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
    A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Oxum é o AZUL-ESCURO, ROSA, AMARELO e o DOURADO, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado. 
    Como características os “filhos” de Oxum podem ser: Positivos: são amorosos, delicados, meigos, sensíveis, cuidadosos, maternais, protetores, etc. Negativos: são ciumentos, agressivos, insuportáveis, vingativos, etc.

CARACTERÍSTICAS DOS SERES SOB A IRRADIAÇÃO DE OXUM –.“FILHOS”

    Quase tudo o que é dito   sobre Iemanjá pode ser estendido a Oxum, cujo relacionamento com seus “filhos” se equivale por representarem ambas o Princípio Criador. 
    Também é aplicada aos “Filhos” de Oxum, ainda mais emotivos que os de Iemanjá, a denominação de chorões. A sensibilidade dos “Filhos” de Oxum é ainda maior e, não raras vezes, chamados, principalmente as mulheres, de dengosas e flores de estufa, que fenecem ao menor motivo. Na verdade, os “Filhos” de Oxum, essencialmente honestos e dedicados, esperam sempre merecer as atenções que procuram despertar e sentem-se desprestigiados quando não acontece. 
    Um fato a ser considerado é o de que os “Filhos” de Oxum     tendem a guardar por mais tempo alguma coisa que lhes tenha atingido e olham com muita desconfiança quem os traiu uma vez. Por   outro lado, menos vaidoso do que os “Filhos” de Iemanjá ou Iansã, aparentam, mesmo em roupas       discretas, uma certa realeza. Ter-nos e carinhosos, são consequentes e seguros e buscam sempre a companhia de pessoas de caráter. Preferem não impor suas opiniões, mas detestam ser contrariados.  Custam muito a se irritar, mas quando o fazem, também custam a serenar. 
    Oxum parece ocupar no coração das pessoas o espaço destinado à figura da mãe e esta característica faz com que seus “filhos” sejam naturalmente bem quistos e, não raras vezes, invejados. O homem e mulher, “Filhos” de Oxum, são, a exemplo de Iemanjá, muito      ligados ao lar e a família, em geral.

Positivos: são amorosos, delicados, meigos, sensíveis, cuidadosos, maternais, protetores, etc. 

Negativos: são ciumentos, agressivos, insuportáveis, vingativos, etc.


SINCRETISMO DE OXUM

    O Trono do Amor – Agregador- Conceptivo, possui nomes diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos: 

Orixá - Oxum; 
Grego - Afrodite; 
Romano - Vênus; 
Hindú –Lakismi;
Nórdico - Freya; 
Católica– Nossa Senhora Aparecda;
Egípicio - Hator.
Sincretizado também com os signos de TOURO E LIBRA. Regido por Vênus, dia da semana – Sábado.
Cores azul escuro e amarelo, dourado para Oxum Puro e Cores Dourado e prata para Oxum do Oriente.
Fio de Contas Azul escuro e dourado e Amarelas para Oxum Puro e dourada amarelas e prata para Oxum do Oriente.

ERVAS DE OXUM

    Ervas Quentes (limpeza): Cipó cabeludo - cipó seda, buchinha do norte, confrei, assa-peixe.
    Ervas Mornas (equilibradoras): Malva cheirosa (rosa), rosas, erva doce, macela flor, patchouly, maçã, alfavaca, calêndula flor, camomila flor, canela, carqueja amarga, catuaba - pau de resposta, damiana, graviola folha, imburana semente, laranjeira folha, manjericão, melissa folha, menta, pata de vaca, poejo, macassá.
    Flores: rosas de todas as cores, calêndula, camomila, jasmim do mato, colônia, etc.
    Frutas e alimentos: maçã, melão, pêra, pêssego, abóbora paulista, uva rosada, morango.   
    Portais de cura: água de cachoeira, mel, velas (cor-de-rosa, amarela, azuis claras e brancas), quartzo rosa, pirita.

PREPAROS E UTILIZAÇÕES

Banho:

    Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões. 

    O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.

    Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.

Na defumação:

 
  Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)