LOGUNAN - OYÁ TEMPO

 

TRONO DA FÉ – CRISTALINO – UM FATOR CONGREGADOR

    Temos neste campo vibratório duas energias distintas uma magnetizadora (passiva) e outra Cristalizadora (ativa). Oxalá e Oiá-Tempo são uns dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos a estas energias e seus trabalhadores.

OIÁ – TEMPO – CRISTALIZADOR/DESMAGNETIZADOR

   
    Oiá – Tempo é o Campo Ativo Vibratório da Fé. Como um Mistério Divino, gera a religiosidade o tempo todo e a irradia ou absorve conforme as necessidades em toda a Criação, alcançando a tudo e a todos. O campo natural de atuação é o religioso, em que atua como ordenadora do caos religioso, ativando ou paralisando a qualidade religiosa dos seres movidos pelos sentimentos de fé.      Quando apático, atua fortalecendo religiosidade. Quando demasiadamente emocionado, podendo levar ao desequilíbrio; atua absorvendo, esgotando a energia em excesso. Energias estas que poderiam trazer prejuízo ao processo evolutivo do ser. 
    As hierarquias dos seres que atuam neste Campo Vibratório são formadas por Seres glacialmente religiosos, muito respeitosos e com grande capacidade de compreender o tempo de cada coisa, não admitem exageros e ou fanatismo religiosos de espécie alguma em sua Corrente Vibratória. Suas atuações voltadas para a paralização necessária ao esclarecimento, trazendo luz ao entendimento possibilitando com auxílio do tempo a visualização de novos pontos de vistas, novas descobertas, novos entendimentos que possibilitarão o retornar evolutivo e o reequilíbrio da Fé.
    Todos os seres que pregam sua fé com emotividade e a vivenciam com fanatismo, todo ser que faz de suas práticas religiosas um ato de exploração da boa-fé de seus semelhantes será ativado o fator desestimulante de Oiá, e será esgotado em seus enregelantes domínios cósmicos. Quando os seres se encontram paralisados na fé, contarão com a irradiação de Oiá em seu fator estimulador, tirando-os da inércia evolutiva.
    Muitos fundem Oiá Tempo com Iansã e outros as descrevem como uma só divindade, surgindo Oiá Tempo Iansã, senhora do tempo, dos raios e das tempestades. Mas isso não é correto. Enquanto Oiá Tempo atua na religiosidade dos seres, exclusivamente no campo religioso, Iansã atua na ordenação, aplicando a Lei em um campo mais amplo, atua em todos os campos, pois envolve todos os sentidos da Fé, outros para o da Justiça, da Geração, etc. 
    O fator de Oiá é congregador/desmagnetizador, na qualidade da Fé estimulando ou desestimulando a religiosidade. 
    Como toda energia, quando trabalhada positivamente é cristalizadora da religiosidade. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando fanatismo. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
    A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Oiá-Tempo é a BRANCA, PRATA, PRETA E AZUL-ESCURO, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado.
    Como características os “filhos” de Oiá podem ser: 

Positivamente – são simpáticos, discretos, observadores, emotivos, lutadores, sinceros, etc.;

Negativamente –  são retraídos, ciumentos, possessivos, desconfiados, descrentes, etc.


O TRONO DO TEMPO NO RITUAL DA UMBANDA SAGRADA

   

Oiá é a regente do Trono do Tempo, que é também um mistério Lei.
    Tempo é um mistério que transcende espaço físico e interpenetra o campo da mente, das ideias, da criação e da religiosidade.
    Ele está na origem, no meio e no fim de tudo, pois tanto está no físico quanto no campo mental.
    Tempo é o “meio” onde tudo se realiza; nada fica fora dele, senão, não se realiza.
    No aspecto negativo, tempo é meio caótico. Já em seu aspecto positivo, é ordem cronológica no qual tudo tem seu início ordenado e fica gravado na memória universal da Criação Divina.
    É a espiral sem fim que gira em duplo sentido. No centro neutro está assentado o “Trono do Tempo”.
    A Lei de Ação e Reação é um dos atributos deste Trono, que a aplica na vida dos seres por meio das atribuições de todos os outros orixás.
    Assim sendo, Xangô aplica a justiça através do “Tempo” e Ogum esgotar uma Lei de Causa e Efeito através do “Tempo”. 
    Se o giro for à direita, será uma ação positiva e ordenadora. Se for à esquerda, será caótico, esgotador, divisor, desmagnetizador, atemporal, etc.
    No passado, todas as religiões naturais cultuavam uma divindade associada ao tempo; mas o culto a uma divindade Tempo só é correto se ela estiver em um contexto religioso, já que é fulminante em sua ação.
    O Ritual de Umbanda adotou o culto a Oiá, que atua “religiosamente” na vida dos seres e sempre gira para a direita, cujo giro é ordenador da religiosidade dos seres.
    Oiá é um Trono do Tempo. A Umbanda não abriu os seus aspectos negativos e os confiou aos Exus e Pombagiras do Tempo, que são os Guardiões dos Mistérios Cósmicos. 
    Por este motivo existem apenas 13 Oiás Intermediárias e apenas duas delas estão voltadas para a dimensão humana, que é onde vivem e evoluem os seres que se espiritualizaram. Uma delas está voltada para as qualidades, atributos e atribuições positivas e a outra está voltada para as qualidades, atributos e atribuições negativas. 

SINCRETISMO DE OIÁ

    O Trono da Fé/Cristalizador possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos: 


Orixá - Oyá Logunan; 
Grego - Urano; 
Romano - Coelus; 
Hindú - Indra; 
Nórdico - Saga; 
Católica - Santa Clara; 
Egípicio - Nut.

    Sincretizado também com o signo de Leão. 
    Regido pelo Sol, dia da semana Domingo. Pedras - quartzo fume rutilado. Minérios- estanho.

ERVAS DE OIÁ

    Ervas Quentes (limpeza): Cânfora, cipó suma, eucalipto, orégano, bambu (folhas), pinhão branco, tiririca, chorão (salgueiro).
    Ervas Mornas (equilibradoras): Benjoim, chapéu de couro, hortelã (mentas), sabugueiro, rosa amarela, girassol, peregun rajado (dracena), incenso folhas (iboza), limão folhas, cipó prata, erva de santa luzia, imburana semente, losna, verbena,  mil folhas, sensitiva. 
    Flores: palmas brancas e amarelas, lírio e jasmim do campo, flores do campo.
    Frutas e alimentos: uvas verdes, amora, melão, romã, maracujá, nabo, batata doce branca. 
    Portais de cura: cristais fume e rutilados, água de chuva, algodão embebido em água de chuva, velas brancas e azuis escuras, pembas brancas e azuis.

PREPAROS E UTILIZAÇÕES

Banho:

    Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões. 

    O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.

    Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.

Na defumação:

 
  Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)