OBÁ

TRONO DO CONHECIMENTO – VEGETAL – UM FATOR EXPANSOR

    Temos neste campo vibratório duas energias distintas: uma magnetizadora (passiva e a outra desmagnetizadora (ativa). Oxóssi e Obá são um dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos à estas energias e seus trabalhadores.
    A abertura de novas faculdades é regida por Oxóssi e Obá, e refere-se à abertura dentro do nosso mental do próprio código genético que herdamos de Deus.

OBÁ– CONCENTRADOR (CÓSMICA) – VEGETAL E TELÚRICO

   
    OBÁ é o Trono Natural Concentrador do Conhecimento Divino, é em sí mesma a qualidade concentradora do Criador, qualidade está associada a verdade, já que só o que é verdadeiro tem em si mesmo uma densidade e uma resistência própria que o eterniza no tempo e na mente dos seres. Sua qualidade concentradora, que dá consistência e firmeza a tudo o que cria. Ela é o elemento terra que dá sustentação e germina em seu ventre terroso todas as sementes do conhecimento.
    Possui um magnetismo negativo, atrativo e concentrador, que polariza com Oxóssi e atua como concentradora do raciocínio dos seres, expandido por ele.
    Nas lendas é tida como a “Orixá da Verdade”; corretamente interpretado, pois é a qualidade Divina que esgota os seres cujo raciocínio se desvirtuou, gerando falsos conceitos religiosos paralisadores da evolução e desequilibradores da fé.
    Os trabalhadores desta linha possuem um caráter firme e reto, circunspecto, de poucas palavras e de uma profundidade única em suas vibrações retificadoras do raciocínio dos seres. 
    Os trabalhadores de Oxóssi são vistos como os doutrinadores pensantes, são expansivos. Já os de Obá, são vistos e interpretados como mestres e rigorosos, inflexíveis e irredutíveis nos seus pontos de vista (conceito sobre a verdade). Não são envolventes, mas sim absorventes. Não são amorosos, mas sim corretivos, e não se peja se tiver que esgotar toda a capacidade de raciocínio de um ser que se emocionou e se desiquilibrou mentalmente. 
    Suas qualidades são passadas para seus “filhos”, que absorvem e tornam-se racionalistas, circunspectos, muito observadores e pouco falantes. 
    A atuação desta linha é discreta, pois é tão silenciosa quanto a terra, seu elemento; quem está sendo paralisado nem percebe que está passando por uma descarga emocional muito intensa. Mas algum tempo depois já começa a mudar alguns de seus “conceitos” errôneos ou abandona a linha de raciocínio desvirtuado e viciado que o estava direcionando. O campo em que mais atua é o religioso. Depois que teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, os seres são conduzidos para o campo de ação de Oxóssi que começará a atuar no sentido de redirecioná-lo na linha reta do conhecimento.
    O poderoso magnetismo desta linha, absorve as energias irradiadas pelos pensamentos dos seres que estão dando mal-uso dos seus conhecimentos e os envia ao seu polo oposto negativo escuro, para descarrega-lo neles assim que desencarnarem, quando receberão terríveis choques mentais que chegam a levar alguns ao estado de demência tornando-os irreconhecíveis.
    Seu polo magnético é tão atrativo quanto a gravidade do planeta Terra. E por isso ela não irradia cores, e mostra-se de cor magenta ou terrosa. Mas Obá é bicolor, pois é terra-vegetal ou a ceiva da vida onde a sementes germinam. E entre estas sementes está a do conhecimento.
    Obá é Concentração que aplica em tudo e a todos. É a Concentrador Divino:  na Fé, no Amor, no Conhecimento, na Justiça, a Lei, na Evolução e na Geração. Por isso, está em todas as outras qualidades Divinas, positivas e negativas. 
    As hierarquias dos seres que atuam neste Trono de Obá são formadas por seres fixadores, circunspectos, racionalistas, concentradores do conhecimento e paralisador de conceitos errôneos. É composta por 21 regentes vibracionais: 7 polos positivos, 7 polos negativos (não são opostos aos positivos e sim complementares) e 7 tripolares (assentados na faixa neutra, que é horizontal).
    O fator de Obá é Concentradora/Fixadora, na qualidade do Conhecimento. Concentra o ser em um objetivo e fixa-o em uma linha de evolução.
    Como toda energia, quando trabalhada positivamente é Concentradora do Raciocínio Divino. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando petrificação. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
    A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Obá é o MAGENTA, TERROSO.
    Como características os “filhos” de Obá podem ser:  

Positivamente – são humildes, bons ouvintes, conselheiros, esperançosos, etc; 

Negativamente –  são intrigantes, cruéis, traiçoeiros, vingativos, etc. 

SINCRETISMO DE OBÁ

    O Trono da conhecimento possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos: 

Orixá - Obá; 
Panteão Grego - Deméter; 
Panteão Romano - Céres; 
Panteão  Hindú - Sarasvati; 
Panteão Nórdico - Iduna; 
Panteão Católica-Joana Dark; 
Panteão Egípicio – Sai; Seshat.
Sincretizado também com os signos de áries e escorpião.
Regido por Marte e Plutão, dia da semana terça feira e sábado. Pedras - citrino. Minérios- niquel.



ERVAS DE OBÁ

    Ervas Quentes: Dandá, peregun roxo (dracena roxa), confrei, valeriana, buchinha do norte, ... 
    Ervas Mornas: Tamarindo (casca do fruto), trapoeraba, rabanete (folhas), limão cravo, menta, pata de vaca, salsaparrilha, coentro, catinga de mulata, ... 
    Flores: flores de tons escuros
    Frutas e alimentos: rabanete, beterraba, limão vermelho, coentro 
    Portais de cura: potes com terra, copos com água, vinho consagrado, sementes e raízes, velas vermelhas, magenta e marrons. 

PREPAROS E UTILIZAÇÕES

Banho:

    Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões. 

    O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.

    Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.

Na defumação:

 
  Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)