ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI E ATIVAÇÃO DE ERVAS

 TRONO DO CONHECIMENTO – VEGETAL – UM FATOR EXPANSOR



ARQUÉTIPOS DE OXÓSSI

   
    O Trono do Conhecimento é associado aos nossos índios (caboclos) devido ao seu modo de viverem.
    Eram desapegados de bens, posses, que fossem terras ou pessoas, livres da ilusão, competição.
    Eram fraternais, simples, e visavam não apenas só o bem do próximo, como também de tudo o que há vida, que foi criado. Seus interesses e aperfeiçoamentos estavam voltados para a trajetória do caminho da libertação de seu ser. De seu Espírito. 
    Tinham a posse somente de si mesmos, com alta capacidade de consciência sobre tudo e todos.
    Porém, o Trono do Conhecimento abrange muito mais que a vida indígena. É a ponte que liga o aprender, entender, levando à sabedoria plena. Seja ela na cura, na ciência, na doutrinação, no progresso, na evolução de tudo e do Todo no Universo.
    A riqueza de um Espírito não se mede pelas suas posses ou seu grau de hierarquia das sociedades terrenas. Outros são os critérios da avaliação de evolução espiritual de alguém.
    À divindade não importa o grau de cultura e sim a nobreza dos sentimentos e a firmeza de caráter. Bem como, a forma com que o indivíduo aplica os conhecimentos capitados transformando-os em sabedoria de vida, através da aplicação dos mesmos em seu íntimo. 
    Portanto, a forma arquétipa em que um Espírito se apresente não interfere no Bem que ele tem a fazer, trazendo conhecimentos infinitos e uma paz salutar à alma, facilitador na hora da comunicação e doutrinação. Seguindo a filosofia da manifestação na Umbanda, de liberdade de roupagem fluídica das entidades, independente da sua forma, podemos concluir que a manifestação de um Espírito trabalhador desta linha, que não seja na forma arquétipa de caboclos ou índios, não o desqualifica da linha de Oxóssi. Simplesmente demonstra o quanto esta linha possui um vasto campo de atuação que ainda, por nossas limitações não compreendemos. Conhecimento é conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

    O conhecimento é ilimitado. Contudo, devemos ficar atentos que o conteúdo que podemos acessar está limitado ao nosso grau de entendimento (evolução e estado vibracional). O processo de ampliação de grau de entendimento é gradativo, denota tempo, esforço e dedicação. 
    Quando fazemos uma auto avaliação devemos ser sinceros, buscando a origem de cada um de nossos problemas, cientes que todos os distúrbios são gerados por nós mesmos, e não pelos outros. Sendo assim, será possível encontrar uma forma de reparar as nossas más tendências, nos doutrinando e possibilitando capitar de forma mais ampla e pura os conhecimentos Divinos.
    O conhecimento em si, não é sabedoria, é apenas conhecer. Quando interiorizamos e aplicamos em nossa vida de forma direta, dando a possibilidade das outras demais energias atuarem em nossa atmosfera fluídica recompondo-a, equilibrando-a, expandindo-a, transformamos o que antes era conhecimento em sabedoria indissolúvel.
    Realizando uma meditação com elementos do Reino Vegetal, por exemplo, uma floresta; nos saturamos com a sua essência. Sabendo que um dos pontos de atuação de Oxóssi são estes campos, automaticamente entramos em contato com esferas superiores repletas de conhecimentos. Isto também ocorre quando visitamos de fato o local: floresta, campos, matas... ambientes naturais. Este ato auxilia a nossa auto doutrinação. 
    De acordo com a individualidade da cada um (fé), outros meios podem ser utilizados como: uma oração, ascender uma vela, uma imagem, um colar, um cristal, um banho, uma defumação, uma oferenda (somente vegetal com auto teor energético da linha, no campo de atuação correspondente.  Podendo até mesmo ser o alimento compartilhado com o próximo de uma forma desprendida sem interesses), enfim, independente do veículo que o indivíduo necessite para racionalizar a sua fé e entrar em contato com as energias, o que importa é que a intenção será sempre ampliar o nosso grau de entendimento da gênese Divina e ficarmos mais próximos do Pai através de sua Criação.
 

IRRADIAÇÕES E ABSORÇÕES 

    Todos os Orixás trabalham juntos simultaneamente, um completando o outro, um dependendo do outro para possibilitar a capitação de seus fluídos. Esta complexidade determina o Todo, contudo, entender e compreender cada uma das energias separadamente é de extrema importância na hora de reequilibrar a atmosfera fluídica.
    Dizer que Oxóssi está nas demais linhas seria o mesmo que dizer que o conhecimento está nas demais linhas. O que subentende que as demais linhas necessitam de conhecimento para serem aplicadas.

    Temos Oxóssi: da Fé ou Cristalina, do Amor ou Mineral, do Conhecimento ou Vegetal (conhecimento puro), da Justiça ou Conhecimento Ígneo, da Lei ou Conhecimento Eólico, da Evolução ou caçador das almas, da Geração ou da Criatividade. Como todos positivos, negativos e tripolares (guardiões coordenando os elementais desta linha).
    




Temos Obá: do Conhecimento, da Justiça, da Lei, da Evolução, da Geração, da Fé e do Amor. Como todos positivos, negativos e tripolares (guardiões coordenando os elementais desta linha).






Preces para ativação das ervas

É importante para quem vai manipular as ervas, ou outro elemento que exija uma prece ativadora, que a prece pode ser modificada de acordo com seu coração. Isso mesmo, a ordem das palavras não altera o conteúdo, ou seja, se você preferir ativar de outra forma, não há problema, prestando atenção na força, ou energia a ser ativada. E melhor ainda, faça suas próprias ativações baseadas nas que colocamos aqui como exemplo e adapte suas palavras de acordo com o que fique mais fácil para você memoriza-las. Vamos a alguns exemplos: 

1. Evocação Básica (Geral) 

Eu evoco Deus, nosso amado Pai Criador, evoco a Mãe Terra, vossas forças vegetais, o sagrado espírito vegetal e peço que abençoe esse banho, defumação, chá, etc, para o meu benefício e benefício de meus semelhantes, assim seja, e assim será. 

2. Para acordar a ervas seca 1: 

Amado Pai Criador de tudo e de todos nós, Amada Mãe Terra, força viva e geradora de tudo o que conhecemos e também do que desconhecemos, Sagradas Forças Vegetais, peço que envolvam essas ervas, esse preparo, tornando-os força viva e ativa, capaz de responder aos meus estímulos e solicitações de cura e amparo energético e façam cada vez mais de mim, instrumento de vossa vontade maior. Assim seja e assim será. 

3. Para ativar a defumação: 

Divino Pai Criador, Mãe Terra, forças da Jurema, peço que abençoem essa defumação tornando-a força viva e ativa para a limpeza e equilíbrio dessa casa, e das pessoas aqui presentes. Assim seja e assim será. 

4. Acendendo uma vela:

Amado Pai Criador, pai doador da caridade universal. Fazei dessa vela um elemento ativo, capaz de absorver todo e qualquer miasma larva astral, (etc... de fulano), e recolher a seu lugar de transformação e merecimento etc... de acordo com a vontade divina. Obrigado. Assim seja assim será.  

5. Ativando um banho (ou chá):

Senhor Deus, meu amado Pai Criador, Amada Mãe Terra, Amada Mãe Água, Sagradas Forças Vegetais, peço de coração que abençoem esse banho (ou chá). Que ele seja verdadeira força viva em minha vida, em meus campos energético, proporcionando saúde espiritual e física, limpeza astral, e que todas as formas de vida atuando negativamente em minha vida sejam alcançadas por ele e assim tenham também em sua vida os efeitos positivos dessas ervas. Obrigado. Assim seja e assim será. 

6. Agradecimento final 

Pai Criador, Mãe Terra, Forças da Natureza Vegetal, Forças aqui evocadas, senhores guias, mentores e direcionadores do astral espiritual, eu vos agradeço de coração e peco que tenham em mim, um instrumento sempre pronto a servi-los e servir meu irmão semelhantes, em sua jornada evolutiva. Obrigado, obrigado e obrigado. Assim seja e assim será.
Não esquecendo que para toda prece, é necessária uma postura de seriedade e concentração. A prece pode ser até em silencio, mentalizando as palavras, mas sempre atentando para a necessidade do rezador estar focado no seu objetivo, seja a cura, a limpeza astral, etc.