OXUMARÉ
TRONO DO AMOR – MINERAL – UM FATOR AGREGADOR
Temos neste campo vibratório duas energias distintas uma Conceptiva (passiva) e outra Renovador (ativa). Oxum e Oxumaré são uns dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos a estas energias e seus trabalhadores.
OXUMARÉ - RENOVADOR (CÓSMICO)
Oxumaré é o Trono da Renovação da Vida, é em si mesmo a energia que tanto dilui as causas dos desequilíbrios quanto gera de si mesmo as condições ideais para que tudo seja renovado, já em equilíbrio e harmonia. É o próprio mistério renovador e diluidor do Criador. Sua atuação está em tudo trazendo a renovação em todos os sentido da vida, em todos os reinos, todos os planos ou seja em TUDO no Universo. Enquanto Oxum agrega para criar, Oxumaré renova a agregação em desarmonia.
Energia ativa, cósmica e temporal, que somente se manifestará na vida dos seres caso as agregações entrem em desequilíbrio ou desarmonia; desfazendo o que perdeu sua condição ideal de existência e diluindo para ser novamente agregado já em novas condições.
As hierarquias dos seres que atuam neste Trono de Oxumaré são formadas por seres belos, rigorosos, sedutores com grande poder de renovar em todos os sentidos da vida. A serpente (cobra) é a representação simbólica de qualidades afins com os demais tronos possuindo a tonalidade representante ao Trono afim; por este motivo a representação do arco-íris. Sua atuação pode ocorrem em todos os sentidos da Vida; trabalham muito buscando sempre diluir o que está em desequilíbrio e renovando a vida.
Todos os seres que buscam renovar-se e vivenciam o processo de transformação estão sob a irradiação de Oxumaré. Todo ser que faz da renovação um ato de transformar o seu universo interior e exterior é também amparado por Oxumaré em sua irradiação Renovadora e Transmutadora. Todo ser que devido ao desequilíbrio das agregações não há mais condições ideais existenciais, Oxumaré diluir-se-á as agregações para a renovação da vida.
O fator de Oxumaré é renovador/diluidor, na qualidade do Amor estimulando as renovações e propiciando as diluições necessárias (de tudo no Universo).
Como toda energia, quando trabalhada positivamente é renovadora da concepção. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando permissividade . Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Oxumaré é o VERDE/AMARELO/AZUL-ESCURO, FURTA-COR, LILÁS E AZUL CELESTE, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado.
O SINCRETISMO RELIGIOSO
Oxumarê é sincretizado com São Bartolomeu. Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia.
Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, Cáucaso, a mando do governador.
Na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange.
Há ainda alguns sincretismos, como: Panteão Grego - Kiron; Panteão Romano - Quiron; Panteão Hindú - Kundaline; Panteão Nórdico - Arvore da Vida; Panteão Católica-Cristã - Na visão da Magia: A Serpente não é Negativa!; Panteão Egípicio - No Pólo positivo é Meretseguer no Pólo Negativo Seth.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES SOB A IRRADIAÇÃO DE OXUMARÉ – “FILHOS”
Os regidos por esta Energia são dotados de incrível capacidade de adaptação a qualquer tipo de situação.
Despachados, astutos, inteligentes e observadores, os “filhos” de Oxumaré estão em constante movimento e não se deixam prender por nada, a não ser aquilo que realmente os interessa. São estudiosos e difíceis de se entender, e seu círculo de amizade, se aparentemente é grande, no íntimo é bem pequeno e seleto. São pessoas que tendem à renovação e à mudança.
Periodicamente mudam tudo em sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.
Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas; São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém. Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar. São pessoas pacientes e obstinadas na luta por seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do orixá também se manifesta em seus “filhos”, principalmente no que se refere às guinadas que dão em suas vidas, que chegam a ser de 180 graus indo de um extremo a outro sem o menor problema. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Oxumaré, o Grande Mestre do Movimento.
Positivo: extrovertidos, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, alegres, etc.
Negativos: são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, venenosos, etc.
SINCRETISMO DE OXUMARÉ
O Trono da do Amor Agregador, Renovador possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos:
Panteão Grego - Kiron;
Panteão Romano - Quiron;
Panteão Hindú - Kundaline;
Panteão Nórdico – Árvore da vida;
Panteão Católica- Serpente;
Panteão Egípicio – Meretseguer e Seth.
Sincretizado também com os signos de Touro e Libra.
Regido por vênus, dia da semana terça feira e sábado.
Cores azul escuro, amarelo e verde. Todas as cores do arco-iris.
Fio de Contas azul escuro, amarelo e verde.
ERVAS DE OXUMARÉ
Ervas Quentes (limpeza): Angico, buchinha do norte, dandá, espinheira santa, orégano, urucum, valeriana, picão preto.
Ervas Mornas (equilibradoras): Açafrão Raiz, Angélica Raiz, Barbatimão, Canela, Carapiá Raiz, Carqueja Amarga, Chapéu de Couro, Gengibre, Guaraná Semente, Hibisco Flor, Imburana Semente, Manjerona, Marapuama, Dente de leão, Bálsamo, Catinga de Mulata, Serralha, Pinhão Branco, Peregun (dracena), Umbaúba, Milho, Pacova.
Flores: impatiens, palmas amarelas e vermelhas, açucena, tulipa, primavera.
Frutas e alimentos: miosótis, hortência, rosas champanhe, pepino, melão, melancia, atemóia, pinha, graviola.
Portais de cura: água de rio em um copo com pétalas de flores variadas, velas coloridas, fitas coloridas.
PREPAROS E UTILIZAÇÕES
Banho:
Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões.
O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.
Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.
Na defumação:
Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)