OXOSSI
TRONO DO CONHECIMENTO – VEGETAL – UM FATOR EXPANSOR
Temos neste campo vibratório duas energias distintas: uma magnetizadora (passiva e a outra desmagnetizadora (ativa). Oxóssi e Obá são um dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos à estas energias e seus trabalhadores.
A abertura de novas faculdades é regida por Oxóssi e Obá, e refere-se à abertura dentro do nosso mental do próprio código genético que herdamos de Deus.
OXÓSSI – EXPANSOR (UNIVERSAL)
Oxóssi é o Trono Natural Expansor do Conhecimento Divino, é em si mesmo, a onisciencia do Criador, esperando apenas o momento de ser acessado e compreendido. Esta energia, através da expansão dos conhecimentos, ensina a todos a conhecerem a si mesmos a partir do entendimento sobre o nosso Divino Criador.
Portanto, Oxóssi rege sobre o Conhecimento e o irradia o tempo todo.
Seu campo de atuação é a expansão das nossas faculdades mentais, aguçando o raciocínio e os predispõe a buscar a gênese das coisas, naquilo que está sendo positivo para evolução terrena ou espiritual. Logo, Oxóssi é o estimulador natural dessa busca incessante sobre nossa própria origem Divina. E quanto mais sabemos, sobre ela, maior é o nosso respeito para com a criação e mais sólida é nossa fé em Deus, pois passamos a encontra-Lo em nós mesmos. Gerando neste processo o autoconhecimento, possibilitando a reforma íntima, onde facilitará as irradiações dos demais tronos.
Os trabalhadores desta linha são doutrinadores, que esclarecem os seres e a partir do conhecimento e vai religando-os ao Pai Maior, o Divino Criador.
Por sua natureza expansiva e seu grau de divindade guardiã dos mistérios da natureza, Oxóssi é descrito nas lendas como um Orixá caçador e ligado às matas (os vegetais). Como irradiação Divina, ele é o estimulador da busca do conhecimento e dos segredos medicinais da natureza.
O magnetismo de Oxóssi expande a capacidade de raciocinar e fortalece o mental do ser, pois o satura com sua essência e energia vegetal, curadoras das doenças emocionais e dos desequilíbrios energéticos que surgem a partir da vivenciação de conceitos errôneos paralisadores da evolução como um todo na vida das pessoas.
Oxóssi é Conhecimento que aplica em tudo e a todos. É a onisciência Divina: na Fé, no Amor, no Conhecimento, na Justiça, a Lei, na Evolução e na Geração. Por isso, está em todas as outras qualidades Divinas, positivas e negativas.
As hierarquias dos seres que atuam neste Trono de Oxóssi são formadas por seres doutrinadores, íntegros, sábios, estimuladores na busca pelo conhecimento e incentivadores de sua aplicação individual. É composta por 21 regentes vibracionais: 7 polos positivos, 7 polos negativos (não são opostos aos positivos e sim complementares) e 7 tripolares (assentados na faixa neutra, que é horizontal).
Todos os seres que buscam o conhecimento, e o vivenciam em plenitude de forma Universal transformando-os em sabedoria, estão sob a irradiação de Oxóssi. Todos que fazem da sabedoria o objeto para seu aperfeiçoamento evolutivo contribuindo com o conhecimento no progresso Universal, em uma busca constante pela Gênese Divina, sendo um estimulador do conhecer em Si, é também amparado por Oxóssi em sua irradiação abundante.
O fator de Oxóssi é Expansor/Buscador, na qualidade do Conhecimento estimulando todos os seres no sentido do saber, autoconhecimento, da doutrinação e sabedoria. (de tudo no Universo).
Como toda energia, quando trabalhada positivamente é Expansor do Conhecimento Divino. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando dispersão, desfragmentação. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Oxóssi é o VERDE, BRANCO/VERDE, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado.
Como características os “filhos” de Oxóssi podem ser:
Positivamente – são galanteadores, confiáveis, leais sensíveis, prestativos, etc;
Negativamente – são críticos, ácidos, fofoqueiros, respondões, vingativos, etc.
SINCRETISMO DE OXÓSSI
O Trono do Conhecimento possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos:
Grego - Dionísio;
Romano - Baco;
Hindú - Chandra;
Nórdico - Freyr;
Católica - São Sebastião;
Egípicio - Hapi.
Sincretizado também com os signos de Virgem e Gêmeos (podendo também ser relacionado à Capricórnio e Aquário).
Regido por Mercúrio e Posteriormente Saturno e Urano, dia da semana quinta feira. Pedras – quartzo verde ou esmeralda. Minérios- manganês.
ERVAS DE OXÓSSI
Ervas Quentes (limpeza): guiné, picão preto, buchinha do Norte, espinheira santa, jurema preta (casca), comigo ninguém pode, vence tudo.
Ervas Mornas (equilibradoras): abre caminho, abacateiro, alecrim do Norte, alecrim comum, alfavaca, chá verde, folha de café, capim cidreira, cipó São João, hortelã e louro.
Flores: Todas
Frutas e alimentos: abacate, moranga, grãos, trigo, carambola, mel, milho verde.
Portais de cura: círculo de raízes, flores folhas secas e frescas. Quartzo verde mel velas verdes e brancas.
PREPAROS E UTILIZAÇÕES
Banho:
Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões.
O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.
Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.
Na defumação:
Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)