EGUNITÁ - "OROINÁ"
TRONO DA JUSTIÇA – ÍGNEO – UM FATOR EQUILIBRADOR
Temos neste campo vibratório duas energias distintas: uma Racionalizadora (passiva) e a outra Energizadora (ativa). Xangô e Egunitá são um dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos à estas energias e seus trabalhadores.
A racionalização e a energização de tudo que se é criado no universo são regidos por estas correntes, cuja principal função é manter o processo de justiça constante na vida, mantendo as leis criadas em condições estáveis impedindo o caos absoluto.
EGUNITÁ - ENERGIZADORA (CÓSMICA)
Egunitá ou Oroiná, como a Justiça Divina é o fogo que purifica os sentimentos desvirtuados, é em si mesma o fogo da purificação dos viciados e dos desiquilibrados.
É unigênita porque foi gerada nesta qualidade cósmica do Divino Criador e tanto gera em si como gera de si. O fogo consumidor gerado pelo Criador está espalhado por toda a sua Criação e Criatura, e onde surge o desiquilíbrio, o próprio magnetismo negativo do ser desiquilibrado já começa a atrair, condensar e acumular este fogo que, quando atingir seu ponto de incandescência consumista, o esgotará e o anulará.
Ela é em si o fogo cósmico que está em tudo que existe, mas diluído. Para ela atuar em nossa vida, não depende de nós, mas tão somente que nos tornemos “irracionais”, aprisionados e desiquilibrados.
Temos então uma energia consumidora dos vícios e dos desiquilíbrios; purificadora dos meios ambientes religiosos (templo), das casas (morada) e do íntimo dos seres (sentimentos). Utilizada para purificar os seres viciados, anular magias negras, as injustiças, etc.
Egunitá é muito mais conhecida como uma das qualidades de Iansã do que o Fogo Cósmico, porque as lendas definiram-na como uma Iansã.
Egunitá é o Orixá Ígnea de magnetismo negativo, seu fogo é cósmico e consumidor, enquanto o de Xangô é Universal e Abrasador.
O fogo de Xangô aquece os seres e os tornam calorosos, ajuizados e sensatos. O fogo de Egunitá consome as energias dos seres apaixonados, emocionados, fanatizados ou desiquilibrados, reduzindo a chama interior de cada um (sua energia Ígnea) a níveis baixíssimos, apaziguando-os, paralisando-os e anulando seus vícios emocionais e desiquilíbrios mentais, sufocando-os.
Como fogo necessita do elemento ar, ela se polariza com Ogum, e lhe dá sustentação de que precisa, mas de forma passiva e ordenada, só assim suas irradiações acontecem de forma ordenada e avançam apenas o objetivo que se identificou.
Observem que a Lei e a Justiça são inseparáveis, e para comentarmos Egunitá temos que envolver Ogum, Xangô, e Iansã que são os outros três Orixás que também se polarizam e que criam campos específicos de duas das sete Linhas da Umbanda.
Entendam que, se uma linha, ar e fogo se polarizam para aplicar a Lei (Ogum - Egunitá) e, em outra, fogo e ar (Xangô - Iansã) se polarizam para aplicar a Justiça, é porque tanto o fogo e o ar quanto a Justiça e a Lei não são antagônicos, e sim complementares. O fogo, em verdade, não consome ou anula o ar, mas tão somente o energiza com o seu calor. E o ar não apaga o fogo, mas apenas o expande ou o faz refluir.
A Justiça não anula a Lei, mas sim dota-a de recursos legais para que possa agir com mais desenvoltura. E a Lei não anula a Justiça, mas sim dota-a com recursos para que se possa impor onde injustiças estejam sendo cometidas.
O fator de Egunitá é Energizador / Reequilibrador, energiza as faculdades de um ser e reequilibra as que entraram em desiquilíbrio. Energizando, reequilibrando e purificando tudo no Universo.
Como toda energia, quando trabalhada positivamente é energizadora da Razão. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando fraqueza. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Egunitá é o LARANJA, “FOGO”, AMARELO, VERMELHA, DOURADA, BRANCA, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado.
Como características os “filhos” de Egunitá podem ser:
Positivamente – são ativas, emotivas, impulsivas, dominadoras, determinadas, firmes, etc;
Negativamente – são egoístas, briguentas, intrigantes, vingativas, insensíveis, teimosas, etc.
SINCRETISMO DE EGUNITÁ
O Trono da Justiça/ Energizadora possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos:
Grego - Héstia;
Romano - Vesta;
Hindú - Kali;
Nórdico - Nornes;
Católica-Santa Sara Kali;
Egípicio - Bastet.
Sincretizado também com os signos de SAGITÁRIO E PEIXES.
Regido por Júpiter e Netuno, dia da semana Quarta, Quinta, Sexta e Sábado. Pedras - calcita laranja, topázio ou ágata de fogo. Minérios- magnetita.
ERVAS DE EGUNITÁ
Ervas Quentes (limpeza): Arruda, buchinha do Norte, cânfora, eucalipto, jurema preta, fumo (tabaco), para raio, tiririca, comigo ninguém pode e limão.
Ervas Mornas (equilibradoras): Raiz de açafrão, alfavaca, arnica do mato, flor de calêndula, canela, Artemísia, chapéu de couro, erva de São João, erva santa maria, mentruz, semente de guaraná, resina, laranja amarga e louro.
Flores: Girassol, begônia e flores do campo.
Frutas e alimentos: Moranga, morango, frutas vermelhas e frutas cítricas, limão cravo, mexerica, laranja, etc.
Portais de cura: Calcita laranja, rodelas de limão cravo, velas laranja e vermelha, carvão e azeite de dendê.
PREPAROS E UTILIZAÇÕES
Banho:
Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões.
O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.
Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.
Na defumação:
Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)