VERDADEIRA PUREZA. MÃOS NÃO LAVADAS
ENTÃO OS ESCRIBAS E FARISEUS, QUE TINHAM VINDO DE JERUSALÉM, SE APROXIMARAM DE JESUS E LHE DISSERAM:-POR QUE VOSSOS DISCÍPULOS VIOLAM A TRADIÇÃO DOS ANTIGOS? POIS ELES NÃO LAVAM AS MÃOS, QUANDO TOMAM SUAS REFEIÇÕES.
MAS JESUS LHES RESPONDEU: POR QUE, VÓS MESMOS, VIOLAIS O MANDAMENTO DE DEUS PARA SEGUIR A VOSSA TRADIÇÃO? POIS, DEUS FEZ ESTE MANDAMENTO:-HONRAI VOSSO PAI E VOSSA MÃE; E ESTE OUTRO: QUE AQUELE QUE DISSER PALAVRAS INJURIOSAS AO SEU PAI OU À SUA MÃE: TODA OFERENDA QUE FAÇO A DEUS VOS É ÚTIL, SATISFAZ À LEI, - AINDA QUE DEPOIS DISSO NÃO HONRE NEM ASSISTA SEU PAI OU SUA MÃE; E, ASSIM, TORNASTES INÚTIL O MANDAMENTO DE DEUS POR VOSSA TRADIÇÃO.
HIPÓCRITAS, ISAÍAS BEM PROFETIZOU DE VÓS QUANDO DISSE:-ESTE POVO ME HONRA COM OS LÁBIOS, MAS SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM; E É EM VÃO QUE ME HONRAM ENSINANDO MÁXIMAS E ORDENAÇÕES HUMANAS.
DEPOIS, TENDO CHAMADO O POVO, ELE LHE DISSE: ESCUTAI E COMPREENDEI BEM ISTO:- NÃO É O QUE ENTRA NA BOCA QUE ENLAMEIA O HOMEM, MAS É O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM QUE O ENLAMEIA. - O QUE SAI DA BOCA PARTE DO CORAÇÃO, E É O QUE TORNAM O HOMEM IMPURO; - PORQUE É DO CORAÇÃO QUE PARTEM OS MAUS PENSAMENTOS, OS HOMICÍDIOS, OS ADULTÉRIOS, AS FORNICAÇÕES, OS FURTOS, OS FALSOS TESTEMUNHOS, AS BLASFÊMIAS E AS MALEDICÊNCIAS; ESTÃO AÍ AS COISAS QUE TORNAM O HOMEM IMPURO; MAS COMER SEM TER LAVADO AS MÃOS NÃO É O QUE TORNA UM HOMEM IMPURO.
ENTÃO SEUS DISCÍPULOS, SE APROXIMANDO DELE, LHE DISSERAM: SABEIS QUE OS FARISEUS, TENDO OUVIDO O QUE ACABAIS DE DIZER, DISSO SE ESCANDALIZARAM? - MAS ELE LHES RESPONDEU: TODA PLANTA QUE MEU PAI CELESTIAL NÃO PLANTOU SERÁ ARRANCADA. - DEIXAI-OS; SÃO CEGOS QUE CONDUZEM CEGOS; SE UM CEGO CONDUZ UM OUTRO, AMBOS CAEM NO FOSSO, (SÃO MATEUS, 15: 1-20).
ENQUANTO ELE FALAVA, UM FARISEU LHE PEDIU QUE JANTASSE EM SUA CASA; E JESUS PARA LÁ SE DIRIGINDO, COLOCOU-SE À MESA. - O FARISEU COMEÇOU ENTÃO A DIZER PARA SI MESMO: POR QUE NÃO LAVOU AS MÃOS ANTES DO JANTAR? - MAS O SENHOR LHE DISSE: VÓS OUTROS, FARISEUS, TENDES GRANDE CUIDADO EM LIMPAR O EXTERIOR DO COPO E DO PRATO; MAS O INTERIOR DE VOSSOS CORAÇÕES ESTÁ CHEIO DE RAPINAS E DE INIQUIDADES. INSENSATOS QUE SOIS! AQUELE QUE FEZ O EXTERIOR NÃO FEZ TAMBÉM O INTERIOR? (SÃO LUCAS, 11:37-40).
Os Judeus haviam negligenciado os verdadeiros mandamentos de Deus, para se apegarem à prática dos regulamentos estabelecidos pelos homens e dos quais os observadores rígidos faziam casos de consciência; o fundo, muito simples, acabara por desaparecer sob a complicação da forma. Como era mais fácil observar os atos exteriores do que se reformar moralmente, LAVAR AS MÃOS DO QUE LIMPAR SEU CORAÇÃO, os homens se iludiram e se acreditaram quites com Deus, porque se conformavam com essas práticas, permanecendo como eram, porque se lhes ensinava que Deus não pedia mais do que isso. Foi por isso que o profeta disse: É EM VÃO QUE ESTE POVO ME HONRA COM OS LÁBIOS, ENSINANDO MÁXIMAS E ORDENAÇÕES HUMANAS.
Ocorreu o mesmo com a doutrina moral do Cristo, que acabou por ser colocada em segundo plano, o que fez muitos cristãos crerem, a exemplo dos antigos Judeus, sua salvação mais assegurada pelas práticas exteriores do que pelas da moral. Foi a essas adições, feitas pelos homens à lei de Deus, que Jesus fez alusão quando disse: TODA PLANTA QUE MEU PAI CELESTIAL NÃO PLANTOU, SERÁ ARRANCADA.
O objetivo da religião é conduzir o homem de Deus; ora, o homem não chega a Deus senão quando está perfeito; portanto, toda religião que não torna o homem melhor, não atinge seu objetivo; aquela sobre a qual se crê poder se apoiar para fazer o mal, é ou falsa ou falseada em seu princípio. Tal é o resultado de todas aquelas em que a forma se impõe sobre o fundo. A crença na eficácia dos sinais exteriores é nula, se não impede que se cometam homicídios, adultérios, espoliações, de dizer calúnias, e de fazer mal ao seu próximo, em que quer que seja. Ela faz supersticiosos, hipócritas ou fanáticos, mas não faz homens de bem.
Não basta, pois, ter as aparências da pureza, é preciso antes de tudo ter a pureza do coração.
Fonte: Evangelho Segundo o Espiritismo.
Páginas 115, 116 e 117.