O CRISTIANISMO E O ESPIRITISMO ENSINAM A MESMA COISA.
Se a alma é imaterial, depois desta vida ela deve seguir para um mundo igualmente invisível e imaterial, da mesma forma que o corpo, em se decompondo, retorna à matéria. Importa somente distinguir bem a alma pura, verdadeiramente imaterial, que se nutre, como Deus, de ciências e de pensamentos, da alma MAIS OU MENOS manchada de impurezas materiais, que a impedem de se elevar até o divino, e a retêm nos lugares de sua morada terrestre.
Sócrates e Platão, como se vê, compreendiam perfeitamente os diferentes graus de desmaterialização da alma; eles insistem sobre a diferença de situação que resulta, para ela, sua pureza MAIOR OU MENOR. O que eles diziam por intuição, o Espiritismo o prova por numerosos exemplos que coloca sob nossos olhos. (O CÉU E O INFERNO, 2ª parte).
SE A MORTE FOSSE A DISSOLUÇÃO TOTAL DO HOMEM, SERIA UM GRANDE LUCRO PARA OS MAUS, DEPOIS DA SUA MORTE, ESTAREM LIVRES, AO MESMO TEMPO, DE SEUS CORPOS, DE SUA ALMA E DOS SEUS VÍCIOS. AQUELE QUE ORNOU SUA ALMA. NÃO DE UM ENFEITE ESTRANHO, MAS DO QUE LHE É PRÓPRIO, SÓ ESTE PODERÁ ESPERAR TRANQUILAMENTE A HORA DA SUA PARTIDA PARA O OUTRO MUNDO.
Em outros termos, é dizer que o materialismo, que proclama o nada depois da morte, seria a anulação de toda responsabilidade moral ulterior, e, por consequência, um excitante ao mal; que o mal tem tudo a ganhar com o nada: que só o homem que se despojou de seus vícios e se enriqueceu de virtudes pode esperar tranquilamente o despertar na outra vida. O Espiritismo nos mostra, pelos exemplos que coloca diariamente sob nossos olhos, quanto é penosa para o mau a passagem de uma vida para a outra e a entrada na vida futura (O CÉU E O INFERNO, 2ª parte, cap. 1).
O CORPO CONSERVA OS VESTÍGIOS BEM MARCADOS DOS CUIDADOS QUE COM ELE SE TOMOU, OU DOS ACIDENTES QUE EXPERIMENTOU; OCORRE O MESMO COM A ALMA. QUANDO ELA ESTÁ DESPOJADA DO CORPO, CARREGA OS TRAÇOS EVIDENTES DO SEU CARÁTER, DE SUAS AFEIÇÕES E AS MARCAS QUE CADA ATO DE SUA VIDA LHE DEIXOU. ASSIM, A MAIOR INFELICIDADE QUE POSSA ATINGIR O HOMEM, É A DE IR PARA O OUTRO MUNDO COM UMA ALMA CARREGADA DE CRIMES. TU VÊS, CALLICLES, QUE NEM TU, NEM PÓLUS, NEM GÓRGIAS, NÃO SABERÍEIS PROVAR QUE SE DEVE LEVAR UMA OUTRA VIDA QUE NOS SERÁ ÚTIL QUANDO ESTIVERMOS LÁ EMBAIXO. DE TANTAS OPINIÕES DIVERSAS, A ÚNICA QUE PERMANECE INABALÁVEL, É A que vale mais receber que cometer uma injustiça, E QUE, ANTES DE TODAS AS COISAS, DEVE-SE APLICAR, NÃO EM PARECER HOMEM DE BEM, MAS SÊ-LO. (DIÁLOGOS DE SÓCRATES COM SEUS DISCÍPULOS, NA SUA PRISÃO).
Aqui se encontra este outro ponto capital, confirmando hoje pela experiência, de que a alma não depurada conserva as ideias, as tendências, o caráter e as paixões que tinha sobre a Terra. Esta máxima: VALE MAIS RECEBER QUE COMETER UMA INJUSTIÇA, não é toda cristã? É o mesmo pensamento que Jesus exprime por esta figura: SE ALGUÉM VOS BATE SOBRE UMA FACE, ESTENDEI-LHE AINDA A OUTRA. (CAP. 12 Nº 7 E 8).
DE DUAS COISAS UMA: OU A MORTE É UMA DESTRUIÇÃO ABSOLUTA OU ELA É A PASSAGEM DE UMA ALMA PARA UM OUTRO LUGAR. SE TUDO DEVE SE EXTERMINAR, A MORTE SERÁ COMO UMA DESSAS RARAS NOITES QUE PASSAMOS SEM SONHO E SEM NENHUMA CONSCIÊNCIA DE NÓS MESMOS. MAS SE A MORTE NÃO É SENÃO UMA MUDANÇA DE MORADA, A PASSAGEM PARA UM LUGAR ONDE OS MORTOS DEVEM SE REUNIR, QUE FELICIDADE NELE REENCONTRAR AQUELES A QUEM SE CONHECEU! MEU MAIOR PRAZER SERIA O DE EXAMINAR, DE PERTO, OS HABITANTES DESSA MORADA, E DAÍ DISTINGUIR, COMO AQUI, AQUELES QUE SÃO SÁBIOS DAQUELES QUE CRÊEM SÊ-LO E NÃO O SÃO. MAS É TEMPO DE NOS DEIXARMOS, EU PARA MORRER, VÓS PARA VIVER. (SÓCRATES A SEUS JUÍZES).
Segundo Sócrates, os homens que viveram sobre a Terra se reencontram depois da morte e se reconhecem. O Espiritismo no-los mostra continuando as relações que tiveram, de tal sorte que a morte não é uma interrupção, nem uma cessação da vida, mas uma transformação, sem solução de continuidade.
Tivessem Sócrates e Platão conhecido os ensinos que o Cristo daria quinhentos anos mais tarde, e os que os Espíritos dão atualmente, e não haveriam de falar de outra forma. Nisso não há nada que deva surpreender, se se considera que as grandes verdades são eternas, e que os Espíritos avançados as deveram conhecer antes de virem sobre a Terra, para onde as trouxeram; que, Sócrates, Platão e os grandes filósofos de seu tempo, puderam estar mais tarde entre aqueles que secundaram o Cristo na sua divina missão, e que foram escolhidos precisamente porque tinham, mais que os outros, a compreensão de seus sublimes ensinos; que eles podem, enfim, hoje fazer parte da plêiade de Espíritos encarregados de virem ensinar aos homens as mesmas verdades.
NÃO É PRECISO, NUNCA RETRIBUIR INJUSTIÇA POR INJUSTIÇA, NEM FAZER MAL A NINGUÉM, QUALQUER SEJA O MAL QUE SE NOS TENHA FEITO. POUCAS PESSOAS, ENTRETANTO, ADMITIRÃO ESTE PRINCÍPIO, E AS PESSOAS QUE ESTÃO DIVIDIDAS, NESTE MOMENTO, NÃO DEVEM SENÃO SE DESPREZAR UMAS ÀS OUTRAS.
Não está aí o princípio da caridade que nos ensina a não retribuir o mal com o mal, e de perdoar aos inimigos?
É PELOS FRUTOS QUE SE RECONHECE A ÁRVORE. É PRECISO QUALIFICAR CADA AÇÃO SEGUNDO O QUE ELA PRODUZ: CHAMÁ-LA MÁ QUANDO DELA PROVÉM O MAL, BOA QUANDO DELA NASCE O BEM.
Esta máxima: É PELOS FRUTOS QUE SE RECONHECE UMA ÁRVORE se encontra textualmente repetida várias vezes no Evangelho.
A RIQUEZA É UM GRANDE PERIGO. TODO HOMEM QUE AMA A RIQUEZA NÃO AMA NEM A SI, NEM O QUE ESTÁ EM SI, MAS A UMA COISA QUE LHE É AINDA MAIS ESTRANHA QUE AQUELA QUE ESTÁ EM SI. (CAP. 16).
AS MAIS BELAS ORAÇÕES E OS MAIS BELOS SACRIFÍCIOS AGRADAM MENOS A DIVINDADE QUE UMA ALMA VIRTUOSA QUE SE ESFORÇA POR SE ASSEMELHAR A ELA. SERIA UMA COISA GRAVE SE OS DEUSES TIVESSEM MAIS CONSIDERAÇÃO PARA COM AS NOSSAS OFERENDAS QUE PELA NOSSA ALMA; POR ESSE MEIO, OS MAIS CULPÁVEIS PODERIAM SE LHES TORNAREM FAVORÁVEIS. MAS NÃO, NÃO HÁ DE VERDADEIRAMENTE JUSTO E SÁBIO SENÃO AQUELES QUE, POR SUAS PALAVRAS E PELOS SEUS ATOS, DESEMPENHEM-SE DO QUE DEVEM AOS DEUSES E AOS HOMENS. (CAP 10, Nº 7 E 8).
CHAMO HOMEM VICIOSO A ESSE AMANTE VULGAR QUE AMA O CORPO ANTES QUE A ALMA. O AMOR ESTÁ POR TODA PARTE NA NATUREZA, QUE NOS CONVIDA A EXERCITAR NOSSA INTELIGÊNCIA; É ENCONTRADO ATÉ NOS MOVIMENTOS DOS ASTROS. É O AMOR QUE ORNA A NATUREZA DE SEUS RICOS TAPETES; ELE SE ENFEITA E FIXA SUA MORADA LÁ ONDE ENCONTRA FLORES E PERFUMES. É AINDA O AMOR QUE DÁ A PAZ AOS HOMENS, A CALMA AO MAR, O SILÊNCIO AOS VENTOS E O SONO À DOR.
O amor, que deve unir os homens por um laço fraternal, é uma consequência dessa teoria de Platão sobre o amor universal como lei da Natureza. Sócrates, tendo dito que O AMOR NÃO É UM DEUS NEM UM MORTAL, MAS UM GRANDE DEMÔNIO, quer dizer, um grande Espírito, presidindo ao amor universal, esta afirmação lhe foi sobretudo imputada como crime.
A VIRTUDE NÃO SE PODE ENSINAR; ELA VEM POR UM DOM DE DEUS ÀQUELES QUE A POSSUEM.
É aproximadamente a doutrina cristã sobre a graça; mas, se a virtude é um dom de Deus, é um favor, que se pode pedir, por que ela não é concedida a todo o mundo; por outro lado, se é um dom ela é sem mérito para aquele que a possui. O Espiritismo é mais explícito; ele diz que aquele que possui a virtude a adquiriu por seus esforços, em existências sucessivas, em se despojando, pouco a pouco, das suas imperfeições. A graça é a força da qual Deus favorece todo homem de boa vontade, para se despojar do mal e para fazer o bem.
É UMA DISPOSIÇÃO NATURAL A CADA UM DE NÓS, SE APERCEBER BEM MENOS DOS NOSSOS DEFEITOS QUE DOS DE OUTREM.
O Evangelho diz: VEDES O ARGUEIRO NO OLHO DO VOSSO VIZINHO, E NÃO VEDES A TRAVE QUE ESTÁ NO VOSSO. (CAP 10, Nº 9 E 10).
SE OS MÉDICOS FRACASSAM, NA MAIORIA DAS DOENÇAS, é que tratam o corpo sem a alma, E QUE, O TODO NÃO ESTANDO EM BOM ESTADO, É IMPOSSÍVEL QUE A PARTE SE PORTE BEM.
O Espiritismo dá a chave das relações que existem entre a alma e o corpo, e prova que há reação incessante de uma sobre o outro. Ele abre, assim, um novo caminho à ciência; em lhe mostrando a verdadeira causa de certas doenças, lhe dá os meios de combatê-las. Quando ela se inteirar da ação do elemento espiritual na economia, fracassará menos frequentemente.
TODOS OS HOMENS, A COMEÇAR DESDE A INFÂNCIA, FAZEM MUITO MAIS MAL DO QUE BEM.
Estas palavras de Sócrates tocam a grave questão da predominância do mal sobre a Terra, questão insolúvel sem o conhecimento da pluralidade dos mundos e da destinação da Terra, onde não habita senão uma pequena fração da Humanidade. Só o Espiritismo lhe dá a solução, que está desenvolvida adiante nos capítulos 2, 3 e 4.
HÁ SABEDORIA EM NÃO CRER SABER AQUILO QUE TU NÃO SABES.
Isto vai endereçado às pessoas que criticam aquilo de que, frequentemente, não sabem a primeira palavra. Platão completa esse pensamento de Sócrates, em dizendo: EXPERIMENTEMOS PRIMEIRO TORNÁ-LOS, SE ISSO É POSSÍVEL, MAIS HONESTO EM PALAVRAS; SENÃO, não nos preocupemos com eles, E NÃO PROCUREMOS SENÃO A VERDADE. Trataremos de nos instruir, mas NÃO NOS INJURIEMOS. É assim que devem agir os Espíritas, com respeito aos seus contraditores de boa ou má fé. Revivesse Platão hoje, e encontraria as coisas aproximadamente como no seu tempo, e poderia ter a mesma linguagem. Sócrates também encontraria pessoas para se escarnecerem de sua crença nos Espíritos, e tratá-lo de louco, assim como a seu discípulo Platão.
Foi por ter professado esses princípios que Sócrates foi primeiro ridicularizado, depois acusado de impiedade, e condenado a beber cicuta; tanto isso é certo que, as grandes verdades novas levantando contra si os interesses e os preconceitos que machucam, não podem se estabelecer sem luta e sem fazer mártires.
Fonte: Evangelho Segundo o Espiritismo
Páginas 30 à 35.
Páginas 30 à 35.