OBALUAÊ - EXEMPLO DE OFERENDAS E ELEMENTOS

Orixá: Obaluaê 

Elemento: Terra / Água 
Sentido Divino: Evolução, sabedoria 
Fatores principais: Evolutivo, transformador 
Atribuição: Irradiar a todos o sentido da evolução 
Polo magnético: Positivo / Masculino

Obaluaê é o Orixá que atua na Evolução e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro.
 

EXEMPLO DE OFERENDA I

Itens: 
1 Velas brancas 
1 Velas Amarela/pretas 
1 Copo de água mineral 
1 Maça
Pipoca 
Mel
Flores na cor branca

Como montar: Estoure a pipoca com azeite de oliva e coloque num alguidar ou recipiente. Regue com mel e enfeite com as flores brancas. Acenda as velas em volta do alguidar/recipiente. Disponha o copo com água do lado de fora com maçã encima, próximo a uma das velas. Faça uma oração às entidades de cura.

EXEMPLO DE OFERENDA II

Itens
Velas brancas, violetas ou bicolores amarelo/preto (em número ímpar) 
1 taça de vinho rosê licoroso 
1 copo de água de coco 
Mel 
Pipoca 
1 coco seco fatiado 
Rosas brancas ou Margaridas brancas ou Crisântemos brancos ou Crisântemos lilás

Como montar: Com as pipocas, faça uma cruz imaginária no solo. Acrescente por cima as fatias de coco e regue com mel. Junto à intersecção da cruz, disponha a taça com o vinho e o copo com a água de coco. Espalhe as flores em volta da cruz. Acenda as velas e firme no solo circundando a cruz formada. Faça uma oração às entidades de cura.

ELEMENTOS DE OBALUAÊ

Ervas Quentes: Alho desidratado, alho casca, cebola desidratada, cebola casca, cipó cruz, valeriana, garra do diabo, mamona, picão preto, fumo (tabaco), chorão, pinhão roxo 

Ervas Mornas: Barba de Velho, Sálvia, Damiana, Salsaparrilha, Sete Sangrias, Trapoeraba, Sabugueiro Flor, Beterraba folhas, Catinga de Mulata, Ipê Roxo, Lantana, Umbaúba, Arroz, Velame. 

Flores: bromélias, cravo e cravina, trapoeraba, quaresmeira, crisântemo. 

Frutas e alimentos: pipoca, mel, água, figo, batata doce roxa, beterraba, maçã, coco. 

Banho / Amaci – purificador ou cura: pinhão roxo, casca de cebola, casca de alho, mamona, folhas de chorão, ipê roxo, sete sangrias. 

Banho / Amaci – firmação ou iniciação: pipoca, mel (pouco), vinho licoroso, sálvia, sete sangrias, velâme do campo, crisântemo branco. 

Firmeza à esquerda: terra de campo santo regada com água de fonte (retiradas de forma ritualística, com oferendas), olho de boi, olho de cabra, búzios escuros, vinagre tinto, conhaque. 

Portais de cura: pipoca, turmalinas preta, vinho licoroso, água de fonte, velas violetas, pretas e brancas.