OGUM

TRONO DA LEI – EÓLICA – UM FATOR ORDENADOR

    Temos neste campo vibratório duas energias distintas: uma Ordenadora (passiva e a outra Direcionadora (ativa). Ogum e Iansã são um dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos à estas energias e seus trabalhadores. O Trono da Lei atua e conjunto com o Trono da Justiça, tendo os seus ativos permutados pois: Iansã é o ar que alimenta o fogo de Xangô ou o apaga; e Egunitá é o fogo que aquece o ar de Ogum, ou o consome. O primeiro elemento de Ogum e Iansã é o ar e o primeiro elemento de Xangô e Egunitá é o fogo. Então temos no Trono da Lei – Lei e Justiça e no trono da Justiça – Justiça e Lei.

OGUM – ORDENADOR (UNIVERSAL)

   

   
Ogum é o Trono Natural irradiador da Lei Maior Divina, Ordenação Divina e Retidão em todos os sentidos. Pois é a emanação única na qualidade ordenadora do Divino Criador.
    Seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão, a emoção e a ordenação dos processos e dos procedimentos. É o trono regente das milícias celestes.
    Ogum não pode ser dissociado da Lei Maior, pois ele é a Energia que aplica em tudo e a todos. É a ordenação Divina em Si mesmo:  ordena a Fé, o Amor, o Conhecimento, a Justiça, a Lei, a Evolução e a Geração. Por isso, está em todas as outras qualidades Divinas, positivas e negativas.
    É através desta energia que se processa o crivo do merecimento; o mediador de choques decorrentes do da Lei de Causa e Efeito, consequentemente ordenador das linhas de Guardiões e Guardiãs. Mantendo o equilíbrio do ponto de força entre a luz e as trevas, a paz e a discórdia; por isso chamado de “Senhor das Demandas. ”
    Como olhos atentos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado, está presente em tudo desde a estrutura ordenadíssima de um átomo, como na estrutura divinamente ordenada do Universo. 
    Esta emanação tanto aplica a Lei Maior quanto ordena a evolução dos seres, não permitindo que alguém tome uma direção errada. Por isso, é chamado também de “O Senhor dos Caminhos” (todas as direções). 
   
    As hierarquias dos seres que atuam neste Trono de Ogum são formadas por seres com condutas altamente retas, íntegros, de alta moral, sempre atentos ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos Espíritos incorporados. Sendo avessos às condutas liberais dos frequentadores que muitas vezes não mantem uma conduta ilibada . É composta por 21 regentes vibracionais: 7 polos positivos, 7 polos negativos (não são opostos aos positivos e sim complementares) e 7 tripolares (assentados na faixa neutra, que é horizontal). Esta linha tripolar é gigantesca e impossível de ser quantificada devido ao grande número de seres incorporados a ela. 
    Cada um destes sete tripolares horizontais ocupa um polo em sintonia vibratória com as sete linhas de forças que são verticais (Tronos), e são eles que direcionam os seres elementais, encantados, naturais e mesmo os Espíritos da dimensão humana da evolução.
    Todos os seres que buscam manter uma conduta ilibada e o vivenciam em plenitude de forma Universal estão sob a irradiação de Ogum. Todos que fazem da Lei Maior o objeto para seu aperfeiçoamento evolutivo contribuindo para Ação no progresso Universal, ultrapassando todos os obstáculos para atingir um Bem Maior Comum, sendo um estimulador da vida em Si, é também amparado por Ogum em sua irradiação abundante.
    O fator de Ogum é ordenador/ordenativo, na qualidade da Lei estimulando ação, equilíbrio, retidão e lei.(de tudo no Universo).
    Como toda energia, quando trabalhada positivamente é ordenador da Lei Divina. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando confusão, desorganização, desequilíbrio e desânimo. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
    A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Ogum é o VERMELHO, BRANCO/VERMELHO, PRATA, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado.
    Como características os “filhos” de Ogum podem ser:  

Positivamente – são leais, vigorosos no amparo ao próximo, protetores, espontâneos, etc; 

Negativamente –  são possessivos, rigorosos, insensíveis, aguerridos, briguentos, encrenqueiros, etc.

SINCRETISMO DE OGUM

    O Trono da Lei/Ordenador possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos: 

Panteão Orixá - Ogum; 
Panteão Grego - Ares; 
Panteão Romano - Marte; 
Panteão Hindú - Arjuna / Sacanda; 
Panteão Nórdico - Tyr; 
Panteão Católica - São Jorge, São Miguel Arcanjo; 
Panteão Egípicio - Ptáh.
Sincretizado também com os signos de áries e escorpião. 
Regido por Marte e Plutão, dia da semana terça feira. Pedras - granada, rubi, sodalita ou hematita. Minérios- ferro, hematita ou limonita.

ERVAS DE OGUN

    Ervas Quentes (limpeza): espinheira santa, eucalipto, guiné, quebra demanda, vence demanda, dandá e olho de cabra.
    Ervas Mornas (equilibradoras): abre caminho, anis estrelado, capim cidreira, catuaba, cavalinha, levante, folha de café e menta
    Flores: espada de são Jorge, Crista de galo, palmas de todas as cores, cravo de todas as cores e rosas amarelas.
    Frutas e alimentos: cará, milho, goiaba vermelha, pitanga, acerola, gengibre, inhame e manga.
    Portais de cura: velas vermelhas, azuis escuras e brancas (em triângulo), no centro: correntes, copo com água mineral, vinagre tinto e cerveja branca.

PREPAROS E UTILIZAÇÕES

Banho:

    Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões. 

    O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.

    Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.

Na defumação:

 
  Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)