OBALUAÊ

TRONO DA EVOLUÇÃO / SABER– TELÚRICO – UM FATOR EVOLUTIVO

    Temos neste campo vibratório duas energias distintas: uma Transmutadora (passiva) e a outra Decantadora (ativa). Obaluaê e Nanã são um dos muitos nomes atribuídos ao longo dos tempos à estas energias e seus trabalhadores.

OBALUAÊ - TRANSMUTADOR (UNIVERSAL)

   
   
Deus tudo cria e a tudo gera. Na Sua criação, está Sua estabilidade, e no seres, está Sua mobilidade ou evolução incessante.
    Estabilidade e evolução, eis a sexta Irradiação Divina que está em tudo e todos, porque é uma qualidade do Divino Criador.
    A estabilidade proporciona o meio ideal para os seres viverem e a mobilidade gera os recursos para os seres evoluírem. Sem estabilidade um ser não evolui, pois tem de tela em todos os aspectos de sua vida.
    Obaluaê é bi elemental por suas duas qualidades que rege a evolução dos seres. Sem estabilidade nada se sustenta, e sem transmutação tudo fica paralisado. Esta dupla qualidade, que tanto sustenta cada coisa no seu lugar como conduz cada uma a ele.
    Está no próprio Universo, pois é a estabilidade que sustenta cada corpo celeste no seu devido lugar, como é o movimento de mecânica celeste, que mantem todos os corpos em movimento contínuo.
    Por isto Obaluaê é passivo na qualidade estabilizadora e ativo na qualidade mobilizadora.
    Atua na Evolução e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro.
    Evoluir é crescer mentalmente, é passar de um estágio para outro, é ascender numa linha da vida de forma contínua e estável. E, tudo isso, a qualidade Dual de Deus proporciona aos processos genéticos e aos seres.
    Está em todas as outras qualidades Divinas como a estabilidade ou eternidade de cada uma delas e como a mobilidade ou atuação delas em tudo o que existe, animado ou inanimado.
    Esta irradiação é aceleradora da vida, dos níveis e dos processos genéticos, desperta tudo isso nos seres.
    Então não é só o Orixá da Cura, mas também do bem-estar, da busca de dias melhores, de melhores condições de vida, etc.
    Na Umbanda, Obaluaê é conhecido como o Senhor da Almas, dos meios aceleradores da evolução delas, e todos sentem uma calma e um bem-estar incrível quando um ser natural desta linha está presente, pois ele traz em si a estabilidade, a calmaria, mas também traz a vontade de avançar, de seguir adiante e de ir para mais perto dos Tronos de Deus.
    A Linha das Almas ou correntes dos pretos-velhos é regida por este trono, o qual podemos vislumbrar quando conversamos com espíritos desta corrente. Estes nos transmitem paz, confiança e esperança, e quando os deixamos, após consulta-los, temos a impressão de que tudo se transformou e nos sentimos bem.
    Todos os espíritos que atuam sobre a irradiação de Obaluaê, incorporam-se curvados. O peso que parecem carregar não é fruto de idade avançada ou velhice, mas sim é a ação da qualidade estabilizadora, telúrica na estabilidade e aquática na mobilidade. Então vemos pretos-velhos caminharem curvados, parecendo cansados. Mas quando se assentam em seus banquinhos para as consultas, aí são vivazes, observadores e sábios, sem deixarem de ser simples. 
    Obaluaê é o “Senhor das Passagens” de um plano para outro, de uma dimensão para outra, e mesmo do espírito para a carne e vice-versa (encarne e desencarne). O mistério Obaluaê é quem adapta o corpo plasmático do espírito até que fique do tamanho do corpo carnal ao qual reencarnará. Nesta redução, o espírito assume todas as características e feições do seu novo corpo carnal já formado.
    O fator de Obaluaê é Transmutador / Decantador, transmutar os sentimentos íntimos e decantar os sentimentos que estão paralisando a evolução do ser.
    Como toda energia, quando trabalhada positivamente é transmutador da evolução. Quando em desequilíbrio o aspecto negativo é o que predomina gerando apatia. Os aspectos negativos são trabalhados pelos Guardiões na tentativa de trazer o ser novamente ao aspecto positivo.
    A cor normalmente visualizada por médiuns videntes na irradiação da energia de Obaluaê é o BRANCO, PRATEADO, VIOLETA AMARELO, podendo ter algumas variações como opaca, cristalina, cintilante podendo haver mudança de tonalidade dependendo fator agregado.
    Como características os “filhos” de Xangô podem ser:  

Positivamente – são cordiais, corteses, falantes, criativos, generosos, fiéis, etc; 

Negativamente –  são prepotentes, autoritários, mesquinhos, vaidosos, desleais, intrigantes, vingativos, mulherengos, etc.

SINCRETISMO DE OBALUAÊ

    O Trono da Evolução – Transmutador, possui denominações diferentes em cada cultura, através do sincretismo podemos compreender as similaridades da Fé. Sendo assim temos: 

Orixá - Obaluaê; 
Grego - Hades; 
Romano - Plutão; 
Hindú - Shiva; 
Nórdico - Ran (Hel ); 
Católica- São Lázaro; 
Egípicio - Anúbis.

Sincretizado também com os signos de Capricórnio e Aquário.
Regido por Saturno e Urano, dia da semana – Sábado. Pedras – ametista ou turmalina negra. Minérios- cassiterita.


ERVAS DE OBALUAÊ

    Ervas Quentes (limpeza): Alho desidratado, alho casca, cebola desidratada, cebola casca, cipó cruz, valeriana, garra do diabo, mamona, picão preto, fumo (tabaco), chorão, pinhão roxo.
    Ervas Mornas (equilibradoras): Barba de Velho, Sálvia, Damiana, Salsaparrilha, Sete Sangrias, Trapoeraba, Sabugueiro Flor, Beterraba folhas, Catinga de Mulata, Ipê Roxo, Lantana, Umbaúba, Arroz, Velame.
    Flores: bromélias, cravo e cravina, trapoeraba, quaresmeira, crisântemo. 
    Frutas e alimentos: pipoca, mel, água, figo, batata doce roxa, beterraba.  
    Portais de cura: pipoca, turmalinas pretas, vinho licoroso, água de fonte, velas violetas, pretas e brancas.

PREPAROS E UTILIZAÇÕES

Banho:

    Todo banho não ferver a erva, deixar apenas em efusão. Peneirar antes do banho. O banho pode ser realizado na cabeça, tomando cuidado para não cair nos olhos e nem boca pois podem ocorrer irritações/lesões. 

    O banho deve ser realizado após o banho comum sendo 3 dias de limpeza e 3 dias de equilibradora.

    Sempre ao realizar os banhos/defumação, fazer uma oração pedindo benção, proteção, saúde, etc; pedir a ativação das ervas utilizada no banho em sua vida. Respirar profundamente tentando absorver o máximo de Fluido possível com muita Fé e Amor. Após o banho um agradecimento.

Na defumação:

 
  Se for limpeza realizar de dentro para fora, fundo/frente. Caso seja harmonização realizar em sentido horário (olhando a frente da casa começar pelo lado esquerdo e terminar pelo lado direito)